A cirurgia refrativa tem o objetivo de corrigir erros de refração como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada), tornando o paciente independente do uso de óculos.
Existem dois tipos de cirurgia refrativa: aplicação de laser sobre a córnea e o implante de lente intraocular fácica.
Cirurgia a Laser
Na cirurgia refrativa a laser, encontramos duas técnicas muito consolidadas: LASIK e PRK.
LASIK
O LASIK é a técnica mais utilizada no mundo para correção de graus a laser. É realizado um corte ultrafino na camada anterior da córnea, o que permite a aplicação do laser na sua camada interna. Desta forma, há menor superfície a cicatrizar, menos desconforto no pós-operatório e a recuperação visual costuma ser rápida.
PRK
No PRK a correção do grau é realizada através da aplicação do laser na superfície da córnea. Este tratamento é indicado para pacientes que tem córneas mais finas, assimétricas ou são pacientes em geral mais jovens. É uma técnica muito segura, porém a recuperação visual pode ser mais lenta.
FEMTO-LASIK
É uma cirurgia refrativa ocular que corrige miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia . Utiliza um laser de Femto-segundo para criar um flap preciso na córnea e posteriormente um excimer laser para remodelar a córnea melhorando a visão. O flap é então reposicionado sem necessidade de suturas.
Está técnica não utiliza lâmina para a confecção do flap , oferecendo maior precisão , segurança e uma recuperação rápida com menos risco de complicação.
Lentes Fácicas
Geralmente indicada em graus mais altos e córneas mais finas.
A cirurgia é realizada com sempre anestesia tópica ou local, não havendo necessidade de internação e a recuperação visual inicia-se já nas primeiras 24 horas